Podcast: Diálogo com Camila Kaingang

 


Nesse episódio, os mestrandos Emily, Izabela e Denilton dialogam com Camila Kaingang. Mulher indígena, Camila é licencianda em geografia, com a sua existência atravessada por diversos aspectos que provocam a reflexão em quem a escuta. Na conversa, abordaram resistência indígena, formação docente e afetividades. Trouxeram para vocês essas provocações para refletirem sobre a luta, a existência e a resistência que despontam a partir das trocas entre sujeitos históricos e sociais.

Acesse o podcast: https://spotify.link/JankoiSOMDb

Locução:

Prof. Emily Vitória Neves Monteiro — Bolsista Capes/Mestranda em História Pública pela Unespar/Campo Mourão;

Prof. Izabela de Paula Gomes — Bolsista Capes/Mestranda em História Pública pela Unespar/Campo Mourão;

Prof. Denilton Gabriel Ambrosio da Rocha — Bolsista Capes/Mestrando em História Pública pela Unespar/Campo Mourão.


Para saber mais:

FERNANDES, Estevão Rafael. Ser índio e ser gay: tecendo uma tese sobre homossexualidade indígena no Brasil. Etnográfica. v. 21, n 3. 2017.

SANTOS, N. G. dos; NAVARRO, A. G. “Desprezo das riquezas”: elementos da cultura material indígena na crônica de João Daniel (século XVIII). Revista Eletrônica História em Reflexão, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 154-181, 2019. DOI: 10.30612/rehr.v13i26.11322. Disponível em: . Acesso em: 4 out. 2023.

NAZARENO, Elias; FREITAS, Marco Túlio de Urzêda. Interculturalidade e práticas pedagógicas contextualizadas: uma perspectiva de-colonial para a formação de professores/as indígenas. PIMENTEL DA SILVA, MS Educação intercultural: experiências e desafios políticos pedagógicos. Prolind, Capes Observatório, no pelo UFG, 2013.

RODRIGUES, Maximino; FERREIRA, Rogério; DOMITE, Maria do Carmo Santos. A formação de professores e suas relações com cultura e sociedade: a educação escolar indígena no centro das atenções. Boletim de Educação Matemática, v. 22, n. 34, p. 263-281, 2009.

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